domingo, 3 de janeiro de 2016

O Primeiro Carro Japonês

A indústria de automóveis começou na Era Meiji, isso mesmo, aquela em que o comodoro Perry forçou a abertura do Japão para o mundo, o imperador deixou de ser uma pessoa com um cargo figurativo, de novo, para mais uma vez, ser o principal governante. E nisso japoneses foram enviados para o mundo para ver como estavam as coisas e que decidiram que tinham que desenvolver uma indústria o mais rápido possível para se equiparar ao Ocidente.
Em 1904, Torao Yamaha, isso mesmo, Yamaha, que além de motos produz excelentes pianos, produziu o primeiro ônibus do Japão. Um grande marco para uma nação que não viva então só de carroças, cavalos, barcos e dos próprios pés. E pouco tempo depois, 1907, Komanosuke Uchiyama, produziu o primeiro automóvel inteiramente nipônico.
Tratava-se do Takuri.

Na foto acima, podemos ver Komanosuke Uchiyama em seu belíssimo carro. O primeiro à gasolina do Japão. Uma figura importante para que isso se tornasse possível foi Shintaro Yoshida, que viu os carros dos EUA e pegou peças para o Japão e se aliou a Komanosuke para a fabricação. O modelo, como podem ver, tem clara inspiração nos modelos ocidentais.
As primeiras empresas nesse ramo no Japão foram a Kunisue, Tokyo Motor, Kwaishinsha, Jitsuyo Jidosha Seizo (essas duas últimas se fundiram em 1926, criando assim a Nissan, na época, a DAT), Hakuyosha e lá em 1936 é que a Toyota, uma indústria têxtil, passou a produzir automóveis, que eram caminhões para o exército.

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